A startup de inteligência artificial Sonant acaba de entrar no programa de ofertas da Y Combinator, uma das mais importantes aceleradoras do mundo, reconhecida por identificar futuros sucessos numa fase muito inicial.
Com uma equipa de fundadores composta pelos portugueses Francisco Lopes e Diogo Bragança e pela mexicana Alejandrina Gonzalez, a Sonant passa assim a estar sob foco, tendo sido escolhida entre os mais variados e impactantes modelos de startups que se candidatam a nível mundial, refere-se em comunicado.
Com sede nos Estados Unidos e operações em Portugal, a startup apresenta uma gama de "assistentes virtuais inteligentes", usando Inteligência Artificial para otimizar operações de venda e contacto com o cliente, e potenciar o crescimento das empresas que os utilizam, tendo começado para já no sector dos seguros, explica-se.
O programa da Y Combinator não contava com uma startup com fundadores portugueses há 11 anos. Desde 2005 já financiou um conjunto superior a 3.000 empresas. Atualmente, são várias as empresas YC que são públicas, sendo que um total de 60 estão avaliadas em mais de mil milhões de dólares e a avaliação combinada das startups que passaram pela YC é superior a 600 mil milhões de dólares.
Exemplos como o Airbnb, DropBox, Stripe ou Twitch, começaram o seu caminho com a Y Combinator, que foi concebido, criado e gerido por fundadores de startups com o objetivo de construir a melhor plataforma para apoiar as startups à medida que estas crescem, e é já conhecida por sinalizar futuros unicórnios.
Apesar do reconhecimento internacional que a oferta da Y Combinator representa e de terem operações em Portugal, a Sonant continua a ser um projeto desconhecido no país. Como conta Diogo Bragança, a startup está desde 2023 à espera de resposta da Startup Portugal a um pedido de startup voucher, uma linha de apoio a startups financiada pelo PRR que concede trinta mil euros a projetos inovadores, concluindo mesmo "o que compara mal tendo em conta o esforço muito superior de filtro e de investimento, na ordem de 500 mil dólares, pelo Y Combinator, sobretudo quando se trata de equipa maioritariamente portuguesa".
Com sede nos Estados Unidos, a Sonant conta com a equipa de engenharia sediada em Portugal. "A equipa de engenharia em Portugal vai continuar a crescer até onde o talento nacional o permitir, porque temos talento de topo mundial no nosso país”, acrescenta Francisco Lopes.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mais de 50 imagens incríveis da Terra e do Espaço que marcaram 2024 -
App do dia
Aplicação Ruler AR: uma ferramenta útil para medições de interiores -
Site do dia
Já foi a um PubhD? Conte com conversas das ciências às artes acompanhadas de "um copo" -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários