A Yahoo! revelou ontem ao final do dia, hora de Portugal, os resultados financeiros do segundo trimestre deste ano. A empresa que gere o portal Web reportou resultados líquidos de 50,8 milhões de dólares para uma facturação de 321,4 milhões de dólares no período que terminou a 30 de Junho. Apesar dos resultados estarem em linha com o previsto pelos analistas, era esperada uma prova de que o mercado publicitário tinha iniciado a sua recuperação, o que não aconteceu.

Depois de resultados negativos no primeiro trimestre de 2002, esta é o quinto trimestre consecutivo que a Yahoo! apresenta números positivos, reforçando a ideia de que o negócio Internet está em recuperação e é auto-sustentável. Os executivos da empresa atribuíram os resultados a um investimento publicitário mais robusto, assim como ao crescimento do número de pequenas e médias empresas que investem em serviços pagos, entre os quais se encontram o alojamento de correio electrónico.

A empresa tem vindo a apostar no reforço de serviços pagos de forma a compensar o enfraquecimento do mercado publicitário e os resultados agora obtidos mostram que uma maior fatia da facturação provém já desta área, assim como dos leilões. Na próxima semana é esperado o lançamento de novos serviços.

No final do segundo trimestre deste ano o Yahoo! tinha 236 milhões de utilizadores registados, incluindo 116 milhões de utilizadores activos, que são os mais dispostos a subscrever serviços pagos. De acordo com os números da empresa existem 3,5 milhões de utilizadores com subscrições de serviços pagos, o que inclui o acesso à Internet por DSL com a SBC Communications.

Os executivos da Yahoo! aumentaram ainda as previsões para o terceiro trimestre fiscal, esperando receitas na ordem dos 318 milhões de dólares, que permitirão atingir a meta anual de 1,26 mil milhões de dólares. Anteriormente o portal tinha avançado com uma previsão de facturação para 2003 entre 1,14 e 1,21 mil milhões de dólares.

Notícias Relacionadas:

2003-06-18 - Yahoo! estabelece acordo com British Telecom para difusão de conteúdos de banda larga


2002-12-13 - Número de subscritores Yahoo! acima do esperado para este ano

2002-10-10 - Resultados da Yahoo! novamente positivos devido a serviços pagos