Os resultados divulgados ontem à noite revelam um crescimento de 7,6% no número de clientes triple play da operadora, que assim terminou o segundo trimestre do ano com 786 mil clientes. Olhando especificamente para a Internet e a telefonia fixa o crescimento conseguido pela operadora foi de 7,2% na banda larga, para 805,3 mil, e na voz fixa de 4,5% para perto de um milhão de clientes.



A Zon também revela que angariou, entre abril e junho, 54 mil novos clientes para a sua nova plataforma de televisão, a Iris, que assim cresceu 109,7%. Ainda assim, o número global de subscritores da operadora reduziu-se no período em análise. O número total de subscritores recuou assim 2,7%, para 1.543 mil.



No que se refere aos resultados financeiros, o semestre não permitiu à Zon crescer nas receitas (a operadora registou uma quebra de 0,8% para 425 milhões de euros no semestre, resultado de um recuo de 1,7% no segundo trimestre do ano), mas garantiu uma contração da dívida na ordem dos 8,4%. O EBITDA da operadora fixou-se nos 163,6 milhões de euros, num crescimento de 3,2%.



A Zon está em processo de fusão com a Optimus, aguardando neste momento por uma decisão do regulador da concorrência sobre o tema. Para garantir luz verde da AdC ao processo, que se arrasta desde o início do ano, as duas empresas apresentaram um conjunto de medidas que visam garantir a manutenção da concorrência no mercado.

Nota e redação: Foi corrigida informação na notícia sobre o número de subscritores da Zon no final do semestre, que é inferior ao inicialmente referido.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico