Os salários na tecnologia são pouco competitivos em Portugal e isso tem dado o mote para muitos profissionais terminarem os estudos e procurarem uma carreira internacional. Alguns fazem-no mesmo sem sair do país, a trabalhar para empresas fora. É o caso de David Sopas, que partilha a experiência e a
A escalada da Nvidia não vai durar para sempre mas, para já, continua a ter “gás” para impressionar. As ações da empresa bateram mais um recorde de valorização e a Nvidia ficou mais perto da capitalização bolsista da Apple.
Procurar uma vida melhor pode significar várias coisas. Falámos com vários engenheiros portugueses que escolheram viver e trabalhar fora e percebemos que quase sempre isso quer dizer procurar melhores oportunidades de carreira e um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, com mais rendim
Os números mostram que a emigração continua a subir e que o talento qualificado escolhe cada vez mais sair do país. Mudam-se os destinos e mantêm-se razões para um fenómeno que afinal pode ter menos a ver com o nível de desenvolvimento económico dos países do que se pensava.
Entre soluções de cibersegurança, plataformas de procura de talento ou gestão de desperdício de água, uma dezena de startups viajaram ao Dubai à boleia da Fábrica de Unicórnios de Lisboa e Instituto Pedro Nunes ao Dubai à procura de oportunidades de negócio e investimento.
Os dois eventos de tecnologia recebem no Dubai delegações de todo o mundo à procura de investimento e parcerias. A inteligência artificial é a principal bandeira, mas os carros voadores, robots e soluções de blockchain são outras tendências em exposição.
A companhia aérea desenvolveu um programa de realidade virtual para apoiar a tripulação de cabine após licenças de maternidade ou períodos de doença. A solução ajuda a identificar bloqueios e permite uma reintegração mais rápida.
Os proprietários de um automóvel autónomo da Tesla poderão gerar dinheiro através de um sistema de arrendamento para empresas de táxis. A acompanhar o Cybercab, Elon Musk mostrou o miniautocarro Robovan para 20 pessoas. E os robots Optimus animaram os convidados.
O concorrente do ChatGPT criado pelo grupo que integra o Facebook, o Instagram e o WhatsApp continua a sua expansão pelo mundo sem passar pela União Europeia. As novas ferramentas inteligentes do assistente inteligente vão chegar a mais 21 países.
Oito dos 10 homens mais ricos do mundo pertencem ao sector da tecnologia. Três já ultrapassaram a marca dos 200 mil milhões de dólares, mas qual vai ser o primeiro a chegar ao bilião, a marca que os americanos chamam de “trilionários”?
Atualmente é na região da Ásia-Pacífico que as transações non-cash estão a crescer mais rapidamente, especificamente 20%, por comparação com a Europa, nos 16%, e com a América do Norte, 6%. O ecommerce é apontado como o principal responsável.
Foi revelado um documento com recomendações de medidas para corrigir o estatuto de monopólio da Google, confirmado numa decisão judicial em agosto nos Estados Unidos. A forma como a Google favorece os seus serviços de pesquisa está no centro da polémica.
O juiz da Califórnia encarregado de definir os remédios para corrigir a posição monopolista da Google no Android, decidiu que a empresa tem de aceitar lojas de apps de terceiros na plataforma e deixar de bloquear a utilização de sistemas de faturação alternativos.
Com o objetivo de se tornar na maior empresa espacial a operar em Portugal, a Beyond Gravity está a meio da meta de chegar aos 200 trabalhadores. Como não podia deixar de ser, há vagas em engenharia aeroespacial, mas também software, inovação e suporte.
Mais de ano e meio depois do lançamento do ChatGPT o impacto da Inteligência Artificial nas empresas já se faz sentir em projetos e o investimento está a crescer. Em Portugal ainda estamos numa fase de aprendizagem passando dos pilotos ao terreno.
A compra da Nowo pode estar mais próxima. A Autoridade da Concorrência já confirmou a aprovação, ainda preliminar, de um processo de decisão que dá luz verde à aquisição da empresa pela Digi.
O objetivo é levar o caso a um tribunal de júri e obrigar o TikTok a rever as medidas de controlo parental que tem em vigor: dar mais poder aos pais e acabar com a possibilidade de os filhos não aceitarem esse controlo.
A fintech alerta que a maioria das fraudes são originadas no Facebook e alerta que é preciso fazer mais para resolver o problema. As críticas da Revolut estendem-se a Portugal.
A escassez de talentos qualificados continua a ser um desafio para as empresas, com a inteligência artificial a surgir como a área de maior carência em Portugal, segundo dados da IDC.
A indústria dos videojogos continua a crescer na Europa e vale agora 25,7 mil milhões de euros. As mulheres assumem um papel cada vez mais relevante, quer como jogadoras quer como parte das equipas criativas e de desenvolvimento.
A OpenAI pretende transformar-se numa empresa com fins lucrativos e os seus investidores poderão reclamar o seu dinheiro após dois anos se não tiver feito essa mudança.