Afirmando que não há em Portugal um negócio de hotspots públicos, António Casanova admitiu hoje à margem do 13º Congresso da APDC que a Optimus não está a considerar neste momento avançar com uma estratégia baseada na tecnologia Wi-Fi, contrariamente aos operadores concorrentes. O presidente do conselho de administração da operadora do Grupo Sonae não afasta porém a possibilidade de prestar estes serviços aos seus clientes através de roaming com outros operadores.



António Casanova explicou ao TeK que a Optimus tem já a funcionar algumas redes privadas de Wi-Fi, nomeadamente na sua sede, mas que o negócio de hotspots públicos faz pouco sentido em Portugal. O presidente do conselho de administração da operadora móvel dúvida do sucesso comercial de redes WLAN em Portugal, embora aplauda iniciativas como o e-U para a criação de Campus Virtuais.



Porém, não descarta a possibilidade de no futuro a Optimus optar por outra estratégia. "Se a tecnologia tiver sucesso, podemos de forma fácil, rápida e barata montar uma rede", justificou.



Esta não é porém a opinião de António Coimbra, da Vodafone, que revelou recentemente a sua estratégia WLAN e tem já uma série de hotspots em funcionamento. O vice-presidente da Vodafone considera que esta é uma tecnologia disruptiva em que os operadores que querem oferecer serviços de mobilidade aos seus clientes, em redes wireless. Mais uma vez António Coimbra reafirmou que o Wi-Fi é complementar ao UMTS e não concorrente, pelas próprias características da tecnologia, e que a Vodafone acredita que terá um papel preponderante para situações de mobilidade restrita.



Já António Gomes de Azevedo, da TMN, foi mais radical. A operadora está a preparar uma estratégia Wi-Fi conjunta da holding Portugal Telecom, afirmando este responsável que "se no futuro os clientes quiserem enterre-se o UMTS e viva o Wi-Fi".

Notícias Relacionadas:

2003-11-19 - Wi-Fi em espaço comercial de Aveiro pela mão da Cabovisão

2003-11-18 - 13º Congresso APDC - Incentivo à concorrência continua a ser fulcral para o sector das comunicações
2003-11-10 - Parque Expo inicia projecto Wi-Fi no Parque das Nações

2003-10-08 - Vodafone reforça mobilidade de profissionais com estratégia WLAN