Considerando que a entrada dos MVNOs é um factor disruptivo para o mercado das comunicações móveis, António Carrapatoso avançou hoje no Congresso da APDC que estes operadores móveis virtuais não terão mais de 6 a 7 por cento do mercado em quatro anos. O presodente da Vodafone defende porém que a introdução dos MVNOs no mercado português deverá acontecer por acordos comerciais e não por imposição regulatória.

Clarificando que a Vodafone é favorável à entrada de operadores móveis virtuais, António Carrapatoso explica que a sua empresa está já a finalizar um acordo comercial que deverá estar concluido no primeiro trimestre de 2007.

O presidente da Vodafone traçou brevemente a experiência da introdução dos MVNOs em vários mercados, sublinhando mais uma vez que a entrada de MVNOs não implica imediatamente uma descida nos preços e que esse facto depende da percentagem de pré-pagos à data da entrada e da existência de operações de low cost.

A sua previsão aponta para que uma abertura do mercado aos MVNOs não permita que estas empresas ganhem em quatro anos mais de 6 a 7 por cento do mercado, o que em termos de receitas deverá rondar os 3 a 4 por cento.

António Carrapatoso defende porém que devem ser estabelecidas regras de entrada no mercado aos operadores virtuais, que não deve passar por um acesso imposto pelo regulador, o que pode levar à criação de um número artificial de players.

Nota de Redacção: [18:21} A notícia foi actualizada com mais informação.

Notícias Relacionadas:
2006-11-16 - INTERNET: 16º Congresso APDC – Consumidor assume maior poder com apoio das tecnologias
2006-11-16 - 16º Congresso APDC – Programas de apoio à modernização da Economia recebem 34 mil candidaturas nos últimos sete anos
2006-11-15 - 16º Congresso APDC – Pesquisa continua em crescimento com forte potencial de monetização

2006-11-15 - 16º Congresso APDC - Neutralidade da Web é uma questão que pouco afecta a Europa

2006-11-15 - 16º Congresso APDC - Ericsson demonstra 3G a 7,2 Mb e aponta lançamento comercial para Janeiro 2007

2006-11-14 - 16º Congresso APDC - Presidente da AdC promete novo projecto de decisão da OPA para breve

2006-11-14 - 16º Congresso APDC - Novo concurso de TDT avança no primeiro trimestre de 2007

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.