A Ericsson está a demonstrar no 16º Congresso das Comunicações Internet de banda larga, sobre 3G com uma velocidade de 7,2 Mb. O upgrade da tecnologia, que actualmente os três operadores têm disponível a uma velocidade de 3,6 Mb, já está em testes pré-comerciais na região de Lisboa com a Vodafone e a Optimus .

As previsões da fabricante, presente no Business Lounge do congresso, apontam para que ofertas comerciais com estas características fiquem disponíveis a partir de Janeiro do próximo ano.

Na área de exposição do congresso da APDC a Ericsson mostra ainda um conjunto de soluções de convergência assentes na sua arquitectura IMS, onde se incluem soluções de interactividade com o televisor.

As aplicações de Mobile TV são também mostradas pela fabricante sueca, assim como pela Alcatel que demonstra uma aplicação de Fast Zapping. O expositor da Alcatel acolhe ainda uma área de IP TV e a demonstração de um sistema de video call center para a Administração Pública que permite auxiliar o cidadão no preenchimento de formulários, estabelecendo uma ligação vídeo com um funcionário, que por esta via esclarece dúvidas.

A banda larga dá também o mote para um conjunto de outros serviços apresentados na exposição, como as soluções da chinesa Huawei que fornece os três operadores móveis portugueses nos dispositivos de ligação à Internet 3G plug and play recentemente lançados.

Na área do software uma das aplicações mostradas no certame ajuda a fazer a gestão de ideias nas empresas. Desenvolvida pela Seara.com a aplicação tem estado a ser testada dentro do grupo (Avantport) e já ajudou a encontrar 1800 ideias.

O Business Lounge conta este ano com uma área dedicada aos novos projectos que acolhe iniciativas apoiadas por capitais de risco que ali partilham as suas experiências e projectos à procura de financiamento. Do primeiro grupo fazem parte 14 empresas e do segundo 7 projectos.

Notícias Relacionadas:
2006-11-14 - 16º Congresso APDC - Presidente da AdC promete novo projecto de decisão da OPA para breve

2006-11-14 - 16º Congresso APDC - Novo concurso de TDT avança no primeiro trimestre de 2007