Só no sábado, 3 de Agosto, contabilizaram-se sete mil adesões, "o maior valor de sempre desde que foi implementado este sistema", em Julho de 2012, refere a Estradas de Portugal, citada pela Lusa.

O easytool conta com quatro praças instaladas junto às fronteiras onde é possível aos condutores de veículos (ligeiros ou pesados) estrangeiros associarem a respectiva matrícula a um cartão bancário, apenas com a sua passagem.

Esta associação é válida pelo período de um mês e as passagens em auto-estradas com portagens electrónicas são debitadas na conta daquele cartão.

As receitas estimadas para este período rondam cerca de 340 mil euros, o que representa um acréscimo superior a 45% face ao período homólogo de 2012.

Vilar Formoso (A25), Chaves (A24), Vila Real de Santo António (A22), e Viana do Castelo (A28) são as quatro praças de portagem transfronteiriças em causa.

No conjunto das quatro praças de portagem, este sistema registou 203 mil adesões no primeiro ano de funcionamento, até 1 de Julho de 2013, indicam números da EP.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico