Zeinal Bava, vice-presidente da PT afirmou esta manhã que a Portugal Telecom só avança com investimentos em fibra se forem criadas as condições para a realização deste investimento. Dêem-nos condições para investir em fibra, porque sem condições não vamos investir”, sublinhou, acrescentando que a empresa está disponível para avançar com estes investimentos, mas que terá de conhecer as orientações regulatórias para reportar a intenção aos seus accionistas.

O responsável, que falava num painel dedicado ao tema da TDT, considera que é urgente a definição de condições para o desenvolvimento das chamadas redes de próxima geração, quer a nível nacional, quer a nível europeu. Zeinal Bava considerou mesmo que ao nível europeu “a regulação está neste momento a ser usada para travar a inovação”.

Para o vice-presidente da PT, a fibra deve ser encarada como mais uma tecnologia complementar à TDT, explicou para defender que o concurso para licenciamento desta tecnologia deve ser desenhado numa lógica multi-plataforma.

Luís Reis, presidente da Apritel, presente no mesmo debate subscreveu a posição de Zeinal Bava, considerando também urgente a definição de condições que permitam aos operadores interessados em investir na tecnologia conhecerem as condições em que podem fazer esses investimentos.

O responsável da associação sublinha no entanto que “é muito importante não permitir uma remonopolização do mercado português”, referindo-se à forma como serão conduzidos os processos TDT e Next Generation Network.

Paulo Campos, secretário de estados das obras públicas e das comunicações, fechou a sessão garantindo que o Governo tem vindo a analisar a questão das redes de fibra e que a breve prazo dará respostas ao mercado sobre esta matéria.



Notícias Relacionadas:

2007-12-06 - 17º Congresso das Comunicações - TDT só será viável com estratégia multiplataforma

2007-12-06 - 17º Congresso das Comunicações - Visabeira alarga investimento em Angola e Moçambique no próximo ano

2007-12-04 - 17º Congresso da APDC - Convergência implica investimento e capacidade para desenvolver serviços à medida

2007-12-04 - 17º
Congresso da APDC - Sócrates diz que spin-off da PT Multimédia deve ser
aproveitado em benefício do sector