A primeira edição do PLUG, prémio atribuído pela Associação de Operadores de Telecomunicações, distinguiu um trabalho sobre a Separação Vertical de redes. O trabalho, que ganhou o prémio de 10 mil euros, é um guia para reguladores que propõe uma metodologia para o processo de decisão dos reguladores sobre a adequação da separação funcional e estrutural da rede de cobre.

Luís Reis, presidente da Apritel, explicou ao TeK que a decisão do júri - de que também fez parte Amado da silva, presidente da Anacom -, recaiu sobre este trabalho por ser um tema actual e garantiu que a associação fará esforços para ajudar a divulgar os resultados do trabalho, que visa ajudar os reguladores no processo de avaliação e decisão relativamente à necessidade, ou não, de separação funcional e estrutural da rede de cobre.

Os vencedores Ricardo Gonçalves e Álvaro Nascimento receberam o prémio durante o Congresso da APDC, assim como os restantes distinguidos com quatro menções honrosas.

Os restantes trabalhos, escolhidos entre as cerca de 30 candidaturas apresentadas à associação, tinham como temas: How does incumbent's investment interact with Acess pricing; Elementos Escondidos na Tarifação ao Segundo; Utilização Eficiente das Infra-estruturas de telecomunicações existentes e das redes de Nova Geração e SPAM - Comunicações Electrónicas não Solicitadas.