No ano em que assinala o 25º aniversário da criação da associação, a APDC escolheu para tema do 19º Congresso o "Turning Point", marcando o momento de viragem actual em termos económicos e políticos. "O momento é de angústia e crise, mas que traz um sentido de urgência para criar um mundo melhor", sublinhou Diogo Vasconcelos, presidente da APDC, na abertura do evento que decorre hoje e amanhã - 18 e 19 de Novembro - no Centro de Congressos de Lisboa.

O ministro da economia, Vieira da Silva, lembrou que o conceito de Turning Point se aplica a muitas realidades e muitas vezes a uma visão competitiva, que é a passagem do momento em que se está a perder para a posição de vencedor. "Essa visão implica que pensemos de uma forma que envolva uma ambição maior de progresso generalizado e sustentado", adiantou ainda.

Para Vieira da Silva este é o momento para fazer escolhas e o investimento em banda larga, na sociedade do conhecimento e nas tecnologias de informação é fundamental, "não hesitando em arriscar nas áreas mais críticas e na fronteira tecnológica. "A nossa atitude tem de ser marcada pela capacidade de mobilizar a sociedade para esta inovação, aumentando a capacidade crítica, e estamos a fazê-lo. Os indicadores nas áreas científicas e tecnológicas estão a aumentar", reforça, lembrando que é também preciso trazer este investimento para as empresas.

Ainda na sessão de abertura Amado da Silva, presidente da Anacom, referiu que o ponto de viragem levanta também questões em relação à regulação e à forma como esta é definida e depois executada. Para este responsável as palavras-chave da regulação são a imparcialidade, o tempo de reflexão e a proximidade, factores que devem pautar a actuação do regulador das comunicações.

Depois da sessão de abertura o congresso vai continuar com uma agenda preenchida com vários debates que decorrem entre hoje e amanhã. Em paralelo algumas empresas mostram as suas soluções tecnológicas no Innovation Lounge enquanto uma parceria entre o IAPMEI e a InovCapital traz para o Venture Lounge onze empresas que prometem apresentar projectos empreendedores com níveis de aplicação de TI elevados.