A aposta nas telecomunicações é estruturante para o desenvolvimento económico, defendeu novamente Paulo Campos, secretário de Estado das Comunicações na sessão de abertura do segundo dia do 20º Congresso da APDC, voltando a referir a ambição do Governo nesta área e a "agenda" de concretização dos projectos de modernização das redes.

"A nossa ambição é ter uma rede fixa de nova geração até 2012 e uma nova rede móvel em 2015", adiantou já à margem do congresso o secretário de Estado, afirmando que são estas redes e os serviços disponibilizados que contribuem para a igualdade de oportunidades para o desenvolvimento das empresas.

Mantendo o calendário definido para o lançamento do concurso de 4ª geração móvel para 2011, Paulo Campos diz que o Governo está "a trabalhar para que em 2011 sejam oferecidas as licenças ao mercado" mas admite que só em 2015 se poderá ter resultados operacionais das redes móveis de nova geração em todo o país.

Questionado pelos jornalistas, Paulo Campos escusou-se a definir qual o encaixe previsto com estas licenças no Orçamento de Estado de 2011.

E-escola à espera de segunda geração

Depois de referir no seu discurso o projecto e-escola como "único", Paulo Campos admitiu à margem do Congresso que este projecto está agora numa fase de phase out, porque a maioria dos alunos no ensino básico e secundário já terá tido acesso aos códigos para aquisição dos computadores em anos anteriores.

Mas Paulo Campos não aceita a ideia de que o programa está parado, sem atribuição de códigos, garantindo que estes estão a ser entregues aos alunos do 5º ano, que entram agora no segundo ciclo do ensino básico, o primeiro a ter acesso a este programa porque no primeiro ciclo estavam abrangidos pelo e-escolinhas.

O secretário de Estado afirma porém que espera "a breve prazo" reformular este programa e avançar com uma nova ambição, mas garante que este anúncio será feito no momento e local certos.