Nos primeiros três meses deste ano 3,1 milhões de portugueses tiraram partido de serviços suportados na terceira geração móvel. Incluem-se neste leque videotelefonia, banda larga móvel, televisão no telemóvel, entre outros. O número de utilizadores móveis que tirou partido destas tecnologias aumentou face ao trimestre anterior 22,6 por cento, revelam números hoje divulgados pela Anacom.


Os números do regulador das comunicações também revelam que no fim de Março existiam no país um total de 8,4 milhões de utilizadores habilitados a utilizar banda larga móvel, um valor que representa cerca de metade do número de estações base activas (equipamentos de utilizador activos e com utilização efectiva).


As estações base activas atingiam no final do primeiro trimestre os 15,8 milhões, 82,7 por cento com utilização efectiva. Neste universo dominam os planos pré-pagos, associados a 71,6 por cento dos dispositivos com conectividade 3G, contabilizados pela Anacom.


A utilização dos serviços móveis em Portugal continua superior à população com a penetração do serviço a atingir os 148,9 por cada 100 habitantes, um equilíbrio que traduz o facto de existirem utilizadores com mais de um telemóvel e cartões de dados alocados exclusivamente a dados.


Neste universo a voz continua a ter espaço dominante e acolheu 2 mil milhões de chamadas no período, valor que representa um decréscimo face ao trimestre anterior e ao período homólogo em torno dos 5 por cento. No mesmo período o número de chamadas recebidas na rede móvel atingiu 1,9 mil milhões, menos 8 por cento que no trimestre anterior e menos 0,8 por cento face ao período homólogo. De notar, no entanto, que o primeiro trimestre do ano é normalmente mais fraco que o anterior, tendo em conta que o período entre Outubro e Dezembro inclui o Natal.


No que se refere às mensagens de texto foram enviadas no período mais de 6,3 mil milhões, mais 4 por cento que no mesmo período do ano passado. Os MMS trocados também aumentaram, 14,5 por cento para os 25,3 mil.


Nos serviços de terceira geração, a Mobile TV era no fim de Março usada por 2 por cento das estações móveis com utilização efectiva. No período este serviço foi usado 1,2 milhões de vezes, o que corresponde a 6 sessões por utilizador. A videochamada, por seu lado, foi usada 1,3 milhões de vezes, 2,1 por cento menos que no mesmo período do ano passado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.