Até final de Setembro foram vendidos em Portugal 3.573 iPhones, através das redes da Optimus e da Vodafone. A operadora da Sonaecom é a que tem conseguido melhores resultados com o telemóvel de terceira geração da Apple, tendo vendido 1.990 equipamentos, face aos 1.576 telemóveis vendidos pela Vodafone.

Os números, apurados pela GFK e divulgados pelo Diário de Notícias também revelam que não é o equipamento da Apple o líder de vendas no mundo dos smartphones, o que não é difícil tendo em conta que a concorrência é cada vez maior no segmento.

Os modelos lançados pela TMN para responder á "febre do iPhone" venderam até Setembro 4.292 unidades, entre Samsung Omnia e HTC Diamond, dois modelos comercializados em exclusivo pela operadora.

Optimus e Vodafone somam nas suas ofertas outros samartphones, para além do iPhone. Somando todos os modelos disponíveis as empresas venderam desde o início do ano 4.100 equipamentos smartphone, 2.400 comercializados pela Optimus e 1.700 pela Vodafone. A operadora da Sonaecom conseguiu facturar 1,2 milhões de euros no segmento e a Vodafone 929 mil euros. A TMN facturou no mesmo período 1,8 milhões de euros com o mesmo segmento.

Desde o início do ano as três operadoras venderam cerca de 8.400 telemóveis com estas características, revela a empresa de estudos de mercado que semanalmente analisa as vendas de 870 lojas em todo o país.

O pico de vendas foi atingido em Agosto quando em conjunto as três operadoras chegaram a vender numa semana mais de 1.100 smartphones, um número bem superior à média apurada para o início do ano, quando as vendas por semana não ultrapassavam as 600 unidades.