
Quase 8% dos lares portugueses que serão afetados pelo próximo apagão analógico e não têm televisão paga não pretendem adotar a Televisão Digital Terrestre. A conclusão é de um estudo realizado a seis semanas do desligamento que vai concluir o processo de migração para a TDT e deixar Portugal sem TV analógica.
De acordo com a análise levada a cabo pela Marktest a pedido da Anacom, "7,8% dos inquiridos revelou que não tem intenção de se preparar, ou porque não precisa de ver televisão (33,8%) ou porque os equipamentos são demasiado caros (29,5%)".
Outro dos motivos apresentados são as dificuldades financeiras (13,4%) e há também uma percentagem (10,6%) que afirma que "quando deixar de ver decide o que fazer", relata o regulador, no comunicado em que publica os resultados do estudo.
O inquérito revelou também que 70% das famílias já se preparam para receber o sinal de televisão digital e 20% tenciona fazê-lo "nos próximos dias".
Dos que ainda não estão preparados para a TDT, cerca de 62% tencionam, ainda assim, fazer a migração até 26 de abril, data em que acontece o último desligamento de emissores e retransmissores da televisão analógica no país.
"Somando os que já estão preparados para a TDT com os que intencionam preparar-se até dia 26, teremos cerca de 90% das famílias a receber TV digital nesse dia", acredita a Autoridade Nacional de Comunicações.
Ainda assim, o administrador da Anacom com a tutela da TDT, Eduardo Cardadeiro, reconheceu ontem, em entrevista ao Correio da Manhã, "o risco de milhares de famílias ficarem sem TV". Realçou porém considerar que "o processo de migração está a ser bem-sucedido".
A análise agora disponibilizada, com base em entrevistas no Litoral e Interior do país, revela ainda que a maioria dos que estão aptos a receber a TDT fizeram a migração através da aquisição, em exclusivo, de uma caixa descodificadora (57%), através da aquisição de um novo televisor (25%) ou de um Kit complementar DTH para o acesso via satélite (4%). Cerca de 13% dos que responderam adquiriram um novo televisor e uma caixa descodificadora.
Existe ainda uma percentagem de 7,5 % dos lares sem televisão paga que pretendem aderir a serviços de TV por subscrição com o fim da televisão analógica, ao invés de migrarem para a TDT.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários