Os números são do mais recente estudo da Marktest para a Anacom: 96% da população portuguesa conhece ou já ouviu falar da Televisão Digital Terrestre, mais 1,2% que em janeiro e mais 3,5% que em dezembro. Mesmo entre aqueles que ainda não estão preparados para receber a TDT, 91,8% afirmam ter conhecimentos sobre o processo de migração.



A pesquisa também mostra que é no interior do país que a informação sobre a TDT está mais disseminada, embora em todo o país os indicadores apurados se fixem acima dos 90%. Os dados mostram que 95,6% da população do litoral sabe o que é ou já ouviu falar da TDT, um número que no interior aumenta para os 97,4%.



A classe média e a média alta são as mais informadas sobre a TDT, embora nas classes mais baixas a esmagadora maioria da população esteja também informação. Os valores apurados no terceiro inquérito encomendado pela Anacom apontam para os 97,8% e 95,5%, respetivamente.



Acima dos 90% são também os valores apurados relativamente ao nível de informação das populações sobre as datas do switch-off, em todo o país.



Os números do anterior inquérito do Marktest, realizado nos primeiros dias de janeiro mostravam também que no interior do país cerca de metade da população já estava preparada para a TDT. Em resultado da nova pesquisa, acrescenta-se agora que o número de telespectadores sem serviços de TV paga preparados para a televisão digital terrestre cresceu 16 pontos percentuais desde janeiro.



O próximo passo no processo de desligamento da TDT acontece nas ilhas. Açores e Madeira dizem adeus à televisão analógica no próximo dia 22 de março. Numa nota no site, a Anacom explica que ao longo dos últimos dias intensificou iniciativas de comunicação nas regiões.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.