Segundo os dados da Anacom, o volume de minutos de conversação originados nas redes móveis aumentou 1,3% no primeiro trimestre e 11,6% em termos homólogos, devido à adesão a ofertas com chamadas ilimitadas.

A entidade reguladora sublinha mesmo que o crescimento registado "ficou acima das previsões resultantes da tendência histórica e do efeito sazonal estimado".

A Anacom acrescenta que no fim de março existiam 16,3 milhões de cartões ativos, menos 2% que no trimestre anterior. Destes, 12,7 milhões (78% do total), foram efetivamente utilizados no trimestre.

Excluindo as placas/modem e os cartões associados a comunicações machine-to-machine, esse número desce para 11,6 milhões, menos 3,6% do que no trimestre anterior. Destes, 46,7% são clientes MEO, 38,8% são da Vodafone e 12,7% da ZON Optimus (NOS).

No período analisado, 4,57 milhões de utilizadores usaram serviços de 3G, menos 1,9% que no trimestre anterior e 3,9 milhões utilizaram a internet móvel, um aumento trimestral de 0,2%.

No trimestre, o regulador destaca ainda a migração de assinantes de planos pré-pagos para planos combinados/híbridos e, em menor medida, para planos pós-pagos.

Os planos pós-pagos registaram um crescimento de 11,3% face ao trimestre anterior e os combinados/híbridos um aumento de 4,7%. "Esta evolução poderá dever-se ao aumento da penetração de tarifários multiple play, que integram o serviço móvel num pacote de serviços", refere a Anacom.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.