O número de assinantes de redes sem fios a nível global voltou a apresentar taxas de crescimento muito positivas depois de ter sofrido alguma estagnação, fruto da crise económica. A análise da consultora In-Stat indica que até 2009 o número de assinantes deverá chegar aos 2,3 mil milhões e que a luta pela supremacia nas quotas de mercado não vai abrandar nos próximos anos.



Até 2007 o domínio em termos de número de assinantes deverá caber à tecnologia GSM/EDGE, mas a terceira geração móvel (com as tecnologias CDMA e WCDMA) vai rapidamente sobrepor-se em termos de números. A consultora de high-tech acredita que em 2009 as redes WCDMA forneçam serviço a mais de 40 por cento da actual base de utilizadores.



O número de novos assinantes entre 2004 e 2007 deverá ultrapassar os 777 milhões, com a China a manter a liderança do número de assinantes móveis. Porém o maior crescimento em novos assinantes deverá ser proveniente de outras áreas da Ásia, nomeadamente da Índia.



Enquanto dois terços de todos os novos utilizadores móveis vão ser originários da Ásia, a In-Stat prevê que o crescimento da base de assinantes na Europa continue a abrandar, parando mesmo praticamente na Escandinávia e na Europa ocidental.



Ainda no mês passado a Informa Telecoms & Media tinha adiantado que o número de assinaturas de serviços móveis a nível mundial irá ultrapassar os 2,14 mil milhões até ao fim deste ano. O crescimento sem precedentes de 354 milhões alcançado em 2004 é esperado novamente para 2005.

Notícias Relacionadas:

2005-05-03 - Assinantes de serviços móveis chegam aos 9,96 milhões no final de 2004