A ideia não é nova mas apenas recentemente se transformou numa proposta concreta, no seio da Comissão Federal das Comunicações, o organismo com competência para regular as actividades no mercado das comunicações.

Materializa-se na disponibilização de uma faixa de espectro que só pode ser entregue a operadores que se comprometessem a criar ofertas básicas de Internet de acesso gratuito, através de redes sem fios, e segundo o The Wall Street Journal está prestes a chegar a votação no Senado. Segundo a mesma fonte, o projecto dificilmente avançará já que não recolhe o apoio da administração Bush.

Segundo o jornal, o secretário do comércio Carlos Gutierrez enviou uma carta à FCC esclarecendo que a administração não vê com bons olhos a entrega de espectro com condições de preços ou outras pré-definidas.

"A administração acredita que o espectro deva ser leiloado sem preço ou imposições ao nível do produto". "A história da FCC tem mostrado que o potencial para problemas aumenta nos casos em que as condições de licenciamento são muito restritivas ou desenhadas em torno de modelos de negócio pouco sólidos", acrescenta.

A proposta da FCC, originalmente apresentada pela M2Z Networks ao regulador em 2006, passa por colocar em leilão 25 megahertz de espectro na faixa dos 2155MHz a 2180MHz. Parte do espectro servirá para disponibilizar serviços de acesso gratuito dirigidos às faixas da população que não têm hipótese de contratar serviços pagos e de alta velocidade.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.