
Dinamarca, com 22,3 Mbits/s, Singapura, com 16,9 Mbits/s, e Suíça com 16,6 Mbits/s, são os países onde a Internet móvel ganha em termos de rapidez, indica um grupo de investigadores da universidade finlandesa de Aalto que desenvolveu a aplicação Netradar.
Apesar dos operadores estarem constantemente a fazer atualizações nas suas redes, e a anunciar novas conquistas em termos de velocidade de acesso à Internet, ultrapassando os 150 Mbits/s, o desempenho conseguido pelos utilizadores de smartphones e tablets fica normalmente bastante abaixo das promessas e a aplicação Netradar tem-se dedicado a medir esses dados um pouco por todo o mundo, validando também até que ponto é que a culpa é dos equipamentos. E para surpresa de muitos, o iPhone está fora da lista dos mais rápidos.
Os novos dados globais divulgados pela Netradar no relatório “Mobile Internet in the World 2014” mostram algumas diferenças nas várias zonas onde existem utilizadores com a aplicação instalada.
“Alguns fatores explicam porque os utilizadores móveis têm velocidades diferentes em diversos países. A velocidade da internet móvel depende não só das redes dos operadores e da saturação das redes, mas também dos dispositivos, limitações das assinaturas, distância em relação à antena, a geografia e até a disponibilidade das tecnologia de rádio”, explica o professor Jukka Manner que lidera o projeto.
A aplicação Netradar é gratuita e está disponível para Android, Windows Phone, iOS, Blackberry, Nokia X, Meego, Symbian e Jolla/Sailfish.
Os mapas da cobertura são construídos com a informação recolhida, de forma anónima, de mais de 5 milhões de medições realizadas em mais de 6.000 modelos de telemóveis e tablets. A informação pode ser vista no site http://www.netradar.org.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários