Com os votos contra da Iberdrola e da Telenor, a Assembleia Geral de accionistas da OniWay aprovou ontem por maioria o encerramento da operadora e a venda dos seus activos aos três operadores nacionais concorrentes.



As duas accionistas estrangeiras que estão contra a decisão tomada têm agora um prazo de dez dias para decidir pela sua impugnação. A suspensão ou anulação do processo e a apresentação de uma queixa-crime por falta de informação foram hipóteses igualmente admitidas pelos representantes de ambos os accionistas estrangeiros à saída da AG de ontem.



António Pires de Lima, advogado da Iberdrola, afirmou no final da reunião que "a Iberdrola votou contra porque nos foi pedido para ratificar algo que não conhecemos", referindo-se aos contratos celebrados entre a Oni e a TMN, Vodafone e Optimus.



Tanto a Iberdrola como a Telenor acusam a administração de não ter prestado os esclarecimentos suficientes para que a decisão fosse tomada em AG, apesar de o grupo Oni, o maior accionista da OniWay com 68 por cento do capital, contrapor o afirmado, assegurando que os administradores que ambos os accionistas nomearam na ex-operadora tiveram acesso a toda a informação, bem como aos contratos implicados.



No decorrer do encontro, a Telenor, terá sugerido que a descontinuidade e a venda dos activos da OniWay fossem substituídos por um pedido de falência, mas a hipótese não recolheu o apoio da maioria dos accionistas. "A solução aprovada ontem é a que melhor "defende os interesses da sociedade, dos accionistas, dos trabalhadores, dos fornecedores e o próprio interesse nacional", segundo Galvão Teles, representante da Oni.



Com o recurso aos tribunais, o processo de descontinuidade da OniWay poderá atrasar-se e acarretar maiores custos para o principal accionista da Oni, a Electricidade de Portugal (EDP).



Notícias Relacionadas:

2002-12-27 - Venda da OniWay suspensa por decisão do tribunal

2002-12-04 - Oficializada compra de activos OniWay pelos três operadores concorrentes

2002-12-02 - Telenor e Iberdrola bloqueiam venda de activos da OniWay

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.