É já na próxima quinta-feira, 16 de Junho, que mais uma zona do país entra definitivamente na televisão digital terrestre. Agualva-Cacém é a segunda cidade do país a desligar o sinal analógico de televisão, passando a receber apenas o sinal digital - que já está disponível (em mais de 90% do território) mas coexiste com o sinal analógico.



Alenquer foi a primeira zona a fazer esta mudança, que no próximo ano chega a todos os europeus, com a troca em definitivo do sinal analógico de TV pelo sinal digital, num esforço para optimizar o espectro radioeléctrico e criar condições para o desenvolvimento de novos serviços de comunicações, serviços móveis de quarta geração por exemplo.



O desligamento do sinal analógico de televisão só afecta quem não usa serviços de televisão por subscrição e ainda recebe TV pela antena. Para essa fatia da população é necessário ter um televisor compatível com as normas que suportam a TDT, ou comprar uma caixa descodificadora para ligar entre a antena e o TV e permitir que o sinal continue a chegar a casa em boas condições. Existem caixas descodificadoras à venda a partir de 40 euros, sendo que há descontos para grupos específicos da população.



Cumprida uma das duas condições (ter um TV com suporte para as normas DVB-T e MPEG4/H.264 ou ligar um descodificador ao TV antigo), a recepção dos quatro canais que hoje funcionam em sinal aberto continuará a acontecer de forma gratuita.



Para esclarecer dúvidas, a Anacom - regulador das comunicações electrónicas - e a autarquia tem realizado sessões de esclarecimento e distribuído informação junto da população.



Há também um site criado pela Portugal Telecom - que é responsável pela prestação dos serviços de TDT - para esclarecer dúvidas. O TeK também já publicou uma montra sobre o tema, onde é possível encontrar resposta às questões mais comuns.



Este ano ainda migra para a TDT a Nazaré, a terceira zona do país a integrar o piloto que testa a mudança. Para o resto do país a televisão digital terrestre instala-se sem alternativa em Abril de 2012.



Nota de redacção: Corrigida uma informação.