A Alcatel e a Microsoft assinaram um acordo para o desenvolvimento conjunto de uma solução de tecnologia IP para televisão (IPTV). Em comunicado as empresas explicam que a solução integrada de distribuição que dali resultará beneficiará da experiência da Alcatel na área da banda larga, redes IP, desenvolvimento e integração de end-to-end de soluções multimédia e de vídeo, assim como da experiência da Microsoft na área do software para televisão e para dispositivos dirigidos ao mercado de consumo.


O principal objectivo da parceria é acelerar o desenvolvimento de serviços baseados em IPTV para os operadores de banda larga em todo o mundo. A parceria prevê também a realização em conjunto de várias iniciativas onde se incluem o desenvolvimento e costumização de novas aplicações nesta área e a integração de conteúdos, segurança e software de gestão de direitos digitais para assegurar a distribuição segura de conteúdos de elevada qualidade dentro e fora de casa.



As empresas esperam que a nova solução ajude ao desenvolvimento da tecnologia IP nos formatos de televisão e permita aos fornecedores de serviço para aquela área reduzirem custos e tempo de desenvolvimento, melhorando a sua capacidade de resposta ao mercado, detalha um comunicado.



O documento explica ainda que as duas empresas partilham uma mesma visão segundo a qual os consumidores devem poder receber serviços personalizados através de múltiplos dispositivos, incluindo a televisão. São citadas como exemplo aplicações de streaming de vídeo, televisão interactiva, partilha de conteúdos musicais e de vídeo e jogos online.



Notícias Relacionadas:

2003-07-22 - Microsoft com operadoras de Cabo para testes de sofware Microsoft TV

2002-01-16 - Microsoft anuncia nova geração do programa Microsoft TV Developer