Acabados de divulgar, os resultados da Altice Portugal para o terceiro trimestre fiscal de 2024 mostram uma liderança do mercado reforçada, efeito de uma “forte aposta na expansão da Rede Móvel, do 5G e da Rede de Fibra Ótica” que permitiram “a diversificação do portefólio de produtos e serviços” e “elevados padrões de qualidade de serviço”, escreve a operadora em comunicado.

Entre julho e setembro, as receitas da Altice Portugal fixaram-se em 704 milhões de euros, numa subida de 1,7%, face a igual período de 2023, beneficiando dos aumentos de 5,9% no segmento consumo e de 5,8% no segmento de serviços empresariais, este último excluindo o contributo global da Altice Labs, ou de -2,4% penalizado pela diminuição de vendas de equipamentos e hardware para outras geografias por parte da Altice Labs.

No acumulado dos nove meses do ano e excluindo a diminuição de vendas da Altice Labs, as receitas continuaram a manter a rota de crescimento de 4,6%, face a igual período do ano anterior, “revelando a solidez da performance dos serviços core de telecomunicações e diversificação de portefólio, em especial no negócio de Energia”, refere a Altice Portugal.

A base total de RGUs, de serviços Fixos e Móveis, continuou a crescer, fixando-se em 14 milhões. O mesmo aconteceu com o total de clientes únicos do segmento consumo, que atingiu 1,7 milhões. Para a Altice, “estes crescimentos resultaram no reforço da liderança do mercado de telecomunicações em Portugal”.

O total de serviços Fixos evoluiu 1,7% face ao terceiro trimestre de 2023, totalizando 6,0 milhões, e a base de clientes do serviço de televisão por subscrição e conetividade cresceu 2,7% e 3,0% respetivamente, fixando-se ambos em 1,9 milhões.

A base de clientes móveis Pós-Pago atingiu 5,3 milhões e, impulsionada pela convergência, cresceu 0,6%, com mais 33 mil clientes na diferença anual.

Consumo e empresas mantêm desempenho positivo

Os resultados da Altice Portugal para o terceiro trimestre de 2024 mostram que as receitas da área do Consumo ascenderam a 361 milhões de euros, num crescimento homólogo de 5,9%. Já as receitas de Serviço aumentaram 4,9% em resultado do crescimento da base de clientes e do aumento do ARPU, “potenciado pelo melhor mix de portefólio através da convergência”.

Os clientes únicos aumentaram 0,5%, em relação ao período homólogo, representando mais 8.000 adições líquidas, para um total de 1,7 milhões de clientes. Os RGUs de serviços Fixos e Móveis ascenderam a 11 milhões.

A MEO Energia atingiu os 112 mil clientes.

Na área dos serviços empresariais, as receitas fixaram-se em 343 milhões de euros, o que representa um crescimento de 5,8%, face ao trimestre homólogo do ano anterior. Incluídos neste segmento estão serviços Telco e Não Telco dos subsegmentos SMB&SOHO, SME e Corporate que “mantêm uma trajetória firme de crescimento alavancado no aumento da Base de RGUs e de Clientes Empresariais e na diversificação constante do portefólio”.

“Registou-se um desempenho operacional robusto e positivo em todos os segmentos, em resultado da aposta contínua num portefólio rico e inovador, na convergência fixo-móvel, na sinergia entre produtos e serviços, em elevados padrões de qualidade de serviço, do forte investimento na expansão da rede e cobertura, bem como na segurança das redes e infraestruturas”, remata a Altice Portugal.

O negócio Wholesale também cresceu em resultado do maior volume de tráfego de roaming e do aluguer de novas infraestruturas core a outros operadores. Considerando a evolução já descrita da Altice Labs, a receita global de serviços empresariais decresceu 2,4% YoY.