Na próxima semana começa mais uma edição do Web Summit, a maior cimeira tecnológica, esperando-se os pavilhões da FIL e o multiusos Altice Arena repleto de conferências e reuniões de negócios. A Altice Portugal, que continua a ser parceira tecnológica do evento, anunciou que a sua War Room já está funcional e que pretende fazer história no evento.

“A Altice Portugal dotou os locais onde decorre a Web Summit (Altice Arena e FIL) de cobertura integral de rede fixa, móvel e Wi-Fi de alta densidade, adequada ao nível da exigência e da dimensão internacional do evento, que este ano espera mais 70 mil participantes”, afirma em comunicado. E salienta que todo o recinto do evento vai estar coberto com 5G, de forma “a proporcionar aos visitantes uma cobertura ainda mais rápida, com menor latência nas comunicações e com redes móveis mais robustas”.

A operadora disse que na história do Web Summit em Lisboa, foram registados 288 Terabytes de tráfego gerado e mais de 51 mil equipamentos únicos ligados por dia, registados ao longo das suas cinco edições (exceto a edição de 2020 que foi online). "Valores que demonstram a qualidade e resiliência das infraestruturas a Altice Portugal, a experiência e o know how adquirido em grandes eventos nacionais, bem como o trabalho desenvolvido pela empresa na promoção da inovação e do talento nacional", acrescenta.

Nesse sentido, para a edição de 2022, a Altice Portugal diz que vai ter a capacidade para suportar 150 mil dispositivos em simultâneo na sua rede wireless. Para tal, foram instalados cerca de 50 quilómetros de cabo de rede e fibra ótica. Foram instaladas mais de 700 antenas de W-fi, 400 Acess Points e 300 Switchs em todo o evento. Tudo isto com um reforço de cobertura 5G nos espaços principais da FIL e Altice Arena.

Alô, Alô? É o 5G? Altice testa tecnologia 5G em videochamada com o Web Summit
Alô, Alô? É o 5G? Altice testa tecnologia 5G em videochamada com o Web Summit
Ver artigo

Com total cobertura 5G nos espaços do Web Summit, a Altice Portugal relembra a edição de 2019 que ficou marcada pela videochamada 5G em Portugal, sendo que a Altice Arena foi a primeira totalmente 5G no país e das primeiras a nível europeu a beneficiar desta tecnologia de telecomunicações.

Para a edição deste ano, a operadora de telecomunicações diz que esta ação contou com mais de dois meses de preparação e é composta por uma equipa com mais de 160 colaboradores, 100 deles de áreas técnicas. A supervisão de toda a rede fixa e móvel vai ser realizada em dois locais de situação, que a Altice diz permitirem ser geograficamente redundantes para a monitoria do evento. Já in loco, no centro do evento, está instalada a War Room da Altice Portugal, com uma equipa sempre pronta a intervir no imediato, caso seja necessário, que está em permanente articulação com o centro de gestão e supervisão da sua sede em Picoas. Terá ainda equipas dedicadas 24/7 à supervisão e e monitoria das redes wireless, TV, wired e móvel. Terão ainda de verificar o desempenho de três quilómetros de fibra ótica e 44 quilómetros de cabos de rede.

Para quem não se deslocar ao Web Summit, a Altice Portugal diz que todas as sessões do palco principal serão transmitidas na televisão para clientes do MEO. A transmissão será feita no canal 79 da grelha de canais. Poderá ainda assistir outras talks dos restantes palcos em diferido, de forma gratuita, entre os dias 1 a 4 de novembro, ou seja, durante a realização do Web Summit. Na homepage do SAPO também poderá acompanhar às transmissões das conferências do palco principal.

Web Summit 2022 realiza-se em Lisboa de 01 a 04 de novembro, estando previstos mais de 70.000 participantes e acima de 2.600 startups e empresas, 1.120 investidores e 1.040 oradores, como revelado numa recente conferência que reuniu Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, António Costa Silva, ministro da Economia e Mar.

Nota de redação: Notícia atualizada com mais informação. Última atualização 11h37.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.