Pedrogão Grande vai ter cobertura 5G, com a Altice Portugal a afirmar-se como o primeiro operador a levar a nova geração de redes móveis à região. De acordo com a empresa, a nova estação base 5G, instalada no Monte Nossa Senhora da Confiança, vai garantir o "acesso e a conectividade necessários a Pedrógão Grande", com vista à promoção do seu crescimento económico.

Ainda em fevereiro, durante a apresentação da nova estratégia da Altice Portugal, Ana Figueiredo, presidente executiva da empresa, já tinha detalhado que Pedrogão Grande seria uma das próximas regiões a contar com cobertura 5G.

Em comunicado, a Altice Portugal explica que, no que respeita à rede móvel, pretende continuar o investimento na região e prevê um reforço da cobertura de 4G, assim como um aumento da capacidade de 5G, no município até ao final de 2025.

João Teixeira, Chief Technology Officer da Altice Portugal, salienta que "com o mundo a tornar-se cada vez mais tecnológico, o 5G é um futuro cheio de possibilidades", acrescentando que a empresa quer continuar a trazer mais valor e a ser um parceiro para as freguesias e municípios de Portugal.

Já António Lopes, Presidente do Município de Pedrógão Grande, afirma que a chegada do 5G é "um marco importante no desenvolvimento do Concelho", dotando a região de um "input único para o crescimento e desenvolvimento" de projetos por parte não só de quem a habita, mas também por parte de quem quer viver nela e de todos os agentes económicos interessados.

A empresa afirma que a sua rede 5G "cobre atualmente 90% da população, sendo, por concelho, o operador que apresenta estações base 5G num maior número de municípios", acrescentando que a nova geração de redes móveis vai continuar a ser uma das suas grandes apostas.

Recorde-se que, de acordo com um recente relatório publicado pela ANACOM, Pedrogão Grande era um dos conselhos que ainda não tinham qualquer estação 5G instalada até ao final de dezembro de 2022. Nesta lista contam-se Alandroal, Portel, Sousel e Vila Viçosa em Portugal Continental e ainda Corvo nos Açores.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 19h07)