O investimento em redes de comunicações móveis de quinta geração será “extremamente avultado” para a Altice Portugal, mas ainda é muito cedo para falar de valores, segundo Alexandre Fonseca, CEO da operadora. “Neste momento a preocupação ainda é a monetização do investimento em 4G. De qualquer forma, os valores, quando pensamos em tecnologia rádio, serão sempre avultados, porque no caso da Altice estamos a falar de uma cobertura de 98% da população”, referiu esta quarta-feira, durante um evento de demonstração do 5G.

O 5G na Altice já mexe próximo de 1,5Gbps. Ou a descarregar vídeo num estalar de dedos  
O 5G na Altice já mexe próximo de 1,5Gbps. Ou a descarregar vídeo num estalar de dedos  
Ver artigo

O responsável considera, por isso, numa opinião que diz ser partilhada de forma unânime pelo resto da indústria, que “não se pode cair mais uma vez na tentação” de ver o leilão de espectro 5G como uma ferramenta de financiamento. “O sector perdeu receitas e as taxas de regulação, no mesmo período, aumentaram. “Estamos a pagar mais por regulação quando temos menos receitas, por isso não podemos cair na tentação de olhar para um leilão de 5G de frequências como uma forma de financiar a regulação, como uma forma de financiar estados”.

Alexandre Fonseca defende que o 5G tem de ser visto como um paradigma de desenvolvimento social. “O leilão vai ser o modelo a utilizar, mas terá de ser feito de forma diferente, de uma forma mais inclusiva, pondo os operadores dentro da discussão”.

A crítica foi diretamente para a Anacom que “tem feito regulação na comunicação social e de forma isolada”. Na opinião do CEO da Altice Portugal, “esse não pode ser, com certeza, o modelo para chegarmos a um 5G comercial”.

A mesma análise é feita sobre o anúncio feito pela Anacom ontem, relativo à libertação da faixa dos 700 MHz para o 5G, que irá implicar a migração da televisão digital terrestre para uma nova faixa de frequências. “Infelizmente, uma vez mais, o alinhamento entre regulador e operadores não foi aquele que gostaríamos e que achamos relevante. Fomos apanhados de surpresa pelas notícias na imprensa”, afirmou Alexandre Fonseca.

Anacom já definiu faixas para o 5G e isso vai obrigar a mudanças na TDT
Anacom já definiu faixas para o 5G e isso vai obrigar a mudanças na TDT
Ver artigo

Luís Alveirinho explicou que já estava definido que a TDT libertasse frequência para o 5G, mas em Portugal “os trabalhos demoraram muito tempo e atrasaram-se”, ficando a ideia de que a decisão “foi um pouco à pressa”.

A maior crítica cai sobre não existir o chamado período de “simulcast” na transição, ou simultaneidade. “Vai ser do género: hoje à meia-noite está numa frequência e à meia-noite e um segundo passa a estar noutra, ou seja, se os utilizadores não mudarem imediatamente a frequência deixam de ver os canais”.

A medida vai impactar numa população muito especifica e implicar alterações do ponto de vista de utilização do serviço, nomeadamente a "ressintonia" dos canais nas caixas atuais. “Preocupam-nos as decisões que têm impacto direto na vida das pessoas, em particular neste caso, de pessoas que não têm os maiores níveis de infoinclusão”, acrescentou Alexandre Fonseca.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.