O negócio entre a Altice e a Oi, para a venda da PT Portugal, está teoricamente concretizado. A aquisição terá ainda de passar pela análise das entidades reguladoras, mas nada faz prever que a compra venha a ficar pelo caminho. E o grupo francês de telecomunicações já está a revelar alguns dos seus planos para a “operadora portuguesa”.

Segundo escreve o Diário Económico, a Altice que fazer um forte investimento na infraestrutura de fibra da PT Portugal, sendo este um dos principais “planos” para o negócio no mercado nacional. “O objetivo é igualar, e até ultrapassar, a pegada da NOS, em termos de casas com fibra”, referiu o diretor executivo da Altice, Dexter Goei, durante um encontro com investidores.

A parceria que a PT tinha estabelecido com a Vodafone para a partilha de infraestrutura de fibra é para manter e será uma das formas de cumprir os objetivos traçados.

Evoluir no mercado da televisão paga é a meta a cumprir com a forte aposta na fibra, mas neste ramo ainda há um cenário por esclarecer: não é certo se será possível juntar as operações da PT Portugal com os da Cabovisão, também detida pela Altice, sendo possível que uma das medidas impostas pelos reguladores venha a ser a alienação da operadora de menor dimensão.

A nível “tecnológico” o grupo francês de telecomunicações também tem planos para rentabilizar a infraestrutura 4G da PT Portugal, isto é, torná-la mais atraente para os consumidores. Atualmente já existe uma boa cobertura, mas a rede implementada tem ainda poucos clientes. “É uma oportunidade de ganhar receitas com o aumento do número de clientes", detalhou o diretor financeiro, Dennis Okhjuisen.

No geral a Altice quer melhorar a margem de receitas da PT Portugal, tentando fazer com que a relação entre receitas e lucros se aproxime dos 48%, quando atualmente ronda os 39%. Um dos bons exemplos do grupo francês nesta racionalização é justamente a Cabovisão cuja margem EBITDA melhorou 18 pontos percentuais em quase três anos.



Veja ainda 12 perguntas e respostas que ajudam a perceber melhor o negócio Altice/PT Portugal.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

também detida pela Altice