No seguimento da falta de acordos de interligação entre a Onyway e os operadores Optimus e Vodafone, a ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações deliberou que a Onyway pode agora prestar serviços GPRS utilizando para o efeito a gama de numeração 95.


A Onyway passa a ter direito, nos termos legais, a requerer interligação aos restantes operadores móveis. Esta deliberação aprovada na quarta feira pela ANACOM complementa a de Março último que indeferiu o pedido de atribuição de frequências em GSM1800 à Onyway mas autorizou o seu acordo de roaming com a TMN.

Em comunicado, a Anacom relembra que a introdução de serviços de segunda geração e meia, o GPRS, contribui para o desenvolvimento dos serviços UMTS. Porém, determina que a OniWay deverá utilizar elementos de rede e equipamentos terminais de terceira geração, no quadro das condições definidas pelo concurso UMTS.

Ainda no mesmo dia, e após pedidos de intervenção da Optimus, TMN e Vodafone, no sentido da fixação dos preços de terminação móvel-móvel, a Anacom considerou que os preços máximos de terminação a praticar nos acordos a celebrar para estas ligações obedecem a uma evolução gradual no tempo entre Janeiro a Junho de 2002 e Junho a Dezembro de 2002.

Assim, até 29 de Junho do presente ano, para uma chamada de 100 segundos de duração, com tarifação ao segundo, no máximo a partir do primeiro minuto, o preço não poderá ultrapassar, por minuto, 0,2070 euros. A partir de Junho, o preço máximo será de 0,1870 por minuto, com tarifação ao segundo a partir do primeiro segundo.



Os preços de interligação referem-se aos valores praticados nas ligações entre os diferentes operadores e não directamente nos custops aplicados aos utilizadores, embora possam vir a reflectir-se nos preçários ao consumidor final.

Notícias Relacionadas:
2002-03-27 - OniWay autorizada a usar a rede da TMN para prestar serviços GPRS

2001-11-21 - Primeira chamada de terceira geração móvel testada na rede OniWay


2001-08-04 - ICP não encontra cabimento no pedido de frequência GSM pela Oniway

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.