A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) foi a entidade escolhida para representar o país nos Comité de Gestão de Programas de Telecomunicações e de Navegação por Satélite da Agência Espacial Europeia, razão pela qual lhe cabe assegurar o pagamento da contribuição portuguesa para o funcionamento da agência. Em 2015, o valor apurado foi de 1,7 milhões de euros, diretamente extraídos das contas da Anacom, que nesse exercício obteve lucros de 30,9 milhões de euros.  

A informação consta de uma portaria publicada em Diário da República, onde são definidos outros montantes a entregar pelo organismo liderado por Fátima Barros a instituições em domínios diferentes, detalha o Negócios.

A Agência Espacial Europeia reúne atualmente 22 estados-membros que são contribuintes líquidos dos investimentos que dão suporte aos projetos geridos pela agência. Além do apoio financeiro, os vários países colaboram ao nível da investigação.

Portugal é membro de pleno direito da ESA desde 2000.  Juntam-se Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia, Suécia e Suíça. Ao abrigo de um acordo de cooperação, o Canadá também participa em alguns dos projetos da ESA.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.