
João Cadete Matos falava na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, no âmbito da audição da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) a requerimento do PCP sobre "os anunciados aumentos de tarifas das telecomunicações e dos CTT".
"Nós já aqui no parlamento, no ano passado, tínhamos proposto - e os senhores deputados recordam-se - que se considerasse reduzir o prazo das fidelizações para 12 meses ou para seis meses, seguindo o exemplo de outros países", lembrou o presidente da entidade reguladora.
"Neste momento já não pedimos que se considere, nós propusemos ao Governo que faça e que faça rápido", rematou João Cadete de Matos. Isto "porque quanto mais tarde fizer, mais tarde vamos ter dificuldades em corrigir esta situação, se é que algum dia vamos corrigir", insistiu.
"Porque é que é um engano as fidelizações? Porque foi apresentado aos portugueses que com as fidelizações as comunicações eram mais baratas, porque foi dito aos portugueses que um giga de fibra custa 40 euros, mas se for sem fidelização custa 50", apontou.
"Mas é que não deve custar nem 40 nem 50 se em Espanha custa 20. Qual é a razão para custar o dobro em Portugal", questionou João Cadete de Matos, para responder de seguida: "Não há razão absolutamente nenhuma".
Então, se não são fixados os preços porque se trata de economia de mercado, é necessário que sejam criadas condições para que entrem novas empresas no mercado e que seja dado aos consumidores "a possibilidade de mudar quando surgem novas ofertas, aliás, é isto que estimula a inovação", argumentou.
João Cadete de Matos apontou que o país da Europa que tem seis meses de prazo fidelização desde que liberalizou o mercado, em 1996, "chama-se Dinamarca", referindo que os preços durante este período baixaram 30%", enquanto em Portugal aumentaram.
Com um período de fidelização de seis meses, ao fim deste tempo o consumidor pode mudar de operador caso este não faça uma oferta competitiva, medida que para o regulador também estimula a concorrência.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
E.T.E Chronicle é um jogo de ação de naves e com mechs -
Site do dia
Extensão The Camelizer vai garantir que faz os melhores negócios na Amazon -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários