A Anacom está satisfeita com os resultados do apagão analógico em Alenquer e Cacém. O regulador classifica como "claríssimos sucessos" as duas zonas piloto onde, até agora, foram desligados os emissores analógicos de televisão, tendo em conta o total de queixas recebidas



"No Cacém estávamos a falar de 200 mil pessoas e temos apenas meio por cento de agregados familiares que se queixaram de terem ficado sem televisão. Em Alenquer [cerca de 8.000 habitantes] houve um único caso", referiu o administrador da Anacom, Eduardo Cardadeiro, citado pela Lusa.



"Estamos a falar de claríssimos sucessos, nestas duas zonas piloto, o que nos deve deixar optimistas relativamente ao sucesso para o país", sublinhou Eduardo Cardadeiro.



O responsável falava em Viana do Castelo, na segunda-feira, à saída de um encontro com autarcas que contestam o facto de não estar prevista a cobertura, terrestre, pela rede de TDT, em 13 freguesias.



Entretanto, foi anunciado que, a partir da próxima semana, serão "massificadas" por todo o país acções de informação ao cidadão, nomeadamente através de um jornal com notícias sobre o TDT e a sua implementação.



Em Setembro, chegarão às caixas de correio por todo o país cerca de seis milhões de guias práticos, distribuídos pelo regulador.



Recorde-se que a cidade de Agualva-Cacém (Sintra) foi a segunda localidade piloto a aderir
à Televisão Digital Terrestre (TDT), depois de desligar totalmente, a 16 de Junho, o sinal analógico do retransmissor local. Em Alenquer, a primeira localidade piloto, o sinal analógico foi desligado em Maio. O próximo apagão analógico vai ocorrer a 13 de Outubro na Nazaré.



O alargamento da TDT a todo o país, através do fim das emissões da rede analógica, está previsto para 26 de Abril de 2012.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.