Uma deliberação ontem publicada pela Anacom impede a TV Cabo de iniciar hoje a comercialização do serviço NetCabo Mega para clientes residenciais e do Speed Pro+. A Autoridade reguladora do mercado de comunicações considera que estes serviços apenas podem ser comercializados pelas empresas do grupo PT após a entrada em vigor das correspondentes condições grossistas na oferta 'Rede ADSL PT'.

A TV Cabo tinha já anunciado o lançamento das novas ofertas a 1 e 2 Mbps, para as quais decorria o período de pré-adesão. A operadora de cabo alargava assim as suas classes de velocidade, que até agora estavam limitadas aos 640 Kbps para os particulares e 1 Mbps para as empresas, fazendo a actualização do serviço empresarial de forma gratuita, como foi referido pelo TeK na notícia publicada ainda esta semana (veja Notícias Relacionadas).

A suspensão agora deliberada pela Anacom é considerada urgente pelo que não dá lugar a audiências das partes e tem efeito imediato. Na prática o serviço NetCabo Mega só poderá ser comercializado a partir de 18 de Outubro, data na qual entra em vigor a oferta retalhista da PT Comunicações na rede ADSL a 1.024/256 Kbps

Já o Speed Pro+ a 2 Megabits terá de esperar pela introdução de uma nova classe de velocidade equivalente na rede ADSL da PT Comunicações. A Anacom tinha recomendado numa deliberação de Agosto que a operadora iniciasse uma oferta a 2 Megabits, mas a PT Comunicações, em resposta, introduziu apenas a velocidade de 1 Mbps por considerar que o mercado ainda não estava maduro para esta nova classe de velocidade.

Recorde-se ainda que deste Setembro se tem assistido a um crescendo na disponibilização de novas classes de velocidade no acesso à Internet por parte dos diversos operadores, com a Novis a avançar com um serviço a 8 e 4 Mbps nas centrais a que já tem acesso directo, enquanto a Cabovisão anunciou ontem mesmo um novo serviço residencial na sua rede de cabo a 2 Mbps, que se soma à oferta de 1 Mbps que já mantinha desde Abril do ano passado.

O alargamento da velocidade do ADSL para 1 Mbps na rede grossista da PT Comunicações irá permitir a outros ISPs garantir ofertas desta velocidade no acesso indirecto, sendo de esperar um valor de mensalidade bastante concorrencial já que o preço definido pela operadora do Grupo PT se situa nos 20 euros, numa diferença de apenas 4 euros em relação à actual classe de 512 Kbps.

Notícias Relacionadas:
2004-10-14 - Cabovisão oferece cinco mensalidades a novos clientes e lança Internet a 2 Mbps
2004-10-12 - Novos serviços Netcabo a 1 e 2 Mbps para particulares e empresas
2004-09-03 - Anacom quer que PT Comunicações ofereça velocidade de 2 Mbps no ADSL