A Agência Nacional de Telecomunicações brasileira - Anatel - decidiu suspender a partir de hoje a venda de novos cartões SIM às operadoras TIM, Oi e Claro em diversos estados do Brasil, como medida punitiva devido à alegada falta de qualidade nos serviços de comunicações móveis prestados por estas empresas.



A suspensão aplica-se a novos contratos e números associados a pacotes de voz e dados, estabelecendo um prazo máximo de 30 dias para as empresas apresentarem um plano de investimento para os próximos dois anos, indicando formas de solucionar os problemas nos serviços - com ênfase na interrupção de chamadas e no atendimento ao cliente.
De acordo com dados da Anatel, as três operadoras representam 70 por cento do mercado de comunicações móveis no Brasil.



Em declarações ao jornal Folha de São Paulo, o Presidente da Anatel, Paulo Resende, esclareceu que "novas vendas só serão permitidas após análise e aprovação, pela Anatel, do Plano apresentado, adiantando que esta é uma medida preventiva: "para as empresas que não cumprirem a suspensão nas vendas, a multa é de R$ 200 mil por dia".



Esta é a primeira vez que a autoridade das telecomunicações do Brasil aplica uma medida do género a três empresas em simultâneo. Até agora, apenas a Telefónica fora alvo de uma medida do género.



A medida já recebeu as críticas das operadoras visadas. Do lado da Oi, "a análise está desfasada em relação à evolução recente percebida na prestação dos serviços. Os dados não consideram o esforço e a concentração de investimentos realizados nos últimos 12 meses" referem os responsáveis da operadora, enquanto a TIM mostrou-se "bastante surpresa" com uma medida que considera "desproporcional", alegando que "certamente afetará a competição no setor de telecomunicações no país, em beneficio de alguns concorrentes.


Por fim, a Claro mostrou-se também surpreendida com a medida, referindo que "o critério usado pela Anatel está relacionado a problemas pontuais de atendimento no call center que atendem os Estados de Santa Catarina, Sergipe e São Paulo", defendendo que as ações de melhoria entretanto implementadas "apresentaram resultados."


Apesar de tudo, as três empresas comprometem-se a apresentar a lista de investimentos imposta pela Anatel.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico