Os números são da Nielsen e mostram que no último trimestre do ano passado os smartphones com sistema operativo Android ou iOS esmagaram a concorrência, conseguindo controlar quase 90% do mercado norte-americano.



Na liderança da hegemonia Android/iOS está o sistema operativo da Google, que controlava no final de dezembro 51,7% do mercado, face aos 37% conseguidos pelo iPhone da Apple com iOS.



Longe dos lugares ocupados noutros tempos está a RIM. O BlackBerry não foi além dos 6% nas preferências dos utilizadores, materializadas em compras. O Windows Phone continua também longe dos lugares de destaque com 3,8% das vendas, ainda assim bem melhor que o Symbian, apenas com 0,8%.



Numa análise aos resultados, a empresa de estudos de mercado faz notar que 46% dos americanos usam smartphone e que 60% dos que compraram um telemóvel entre outubro e dezembro escolheram um smartphone.



A empresa sublinha ainda o impacto do iPhone 4S na prestação da Apple durante o quarto trimestre e regista nos inquéritos que realizou no período um enorme interesse no mais recente membro da família da maçã.



Mais de 44% dos consumidores inquiridos escolhiam o iPhone como o seu smartphone de eleição se fossem às compras. Em outubro à mesma pergunta respondiam iPhone 25,1% dos inquiridos.



A pesquisa também mostra que mais de metade dos novos donos de iPhone sondados pela Nielsen escolheu o mais recente modelo da Apple, o 4S.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira