A America Online anunciou recentemente que está a testar o processo de envio de instant messaging (IM) para telemóveis entre utilizadores do seu Instant Messenger, mesmo que os receptores não estejam registados na AOL.



A maioria dos telefones celulares nos Estados Unidos pode trocar mensagens de texto entre eles e com computadores, mas na maior parte das vezes para tal os detentores dos terminais têm de ser utilizadores registados de um determinado serviço de IM.



A Yahoojá lançou um serviço idêntico, disponível apenas para subscritores da AT&T Wireless. Actualmente, a Yahoo e a AOL estão a tentar relacionar as suas aplicações de instant messaging e Short Message Service (SMS).



As empresas que desenvolvem aplicações de IM - entre as quais a Microsoft, a responsável pelo MSN Messenger - vêem nas mensagens sem fios uma nova fonte de receita. Enquanto o instant messaging é gratuito em computadores, a maioria dos operadores de telecomunicações cobra aos seus subscritores um determinado montante por cada SMS enviado ou recebido.



Mas, o SMS, embora popular na Europa, ainda não arrancou nos Estados Unidos da forma como muitos operadores esperavam. Um pouco menos do que 10 milhões dos 140 milhões de utilizadores de telemóveis nos Estados Unidos fazem uso do telemóvel para além das chamadas de voz, enquanto na Europa todos os dias são enviadas mais de um milhar de milhão de mensagens de texto.



Os subscritores de cinco dos seis grandes operadores móveis norte-americanas poderão aceder ao AIM através dos seus telemóveis se já forem utilizadores registados, indicou a AOL. Por agora o novo serviço estará limitado àqueles que participam no teste da nova versão do AIM 5.2.



Notícias Relacionadas:

2002-12-04 – AOL prevê tempos difíceis para 2003 e disponibiliza conteúdos exclusivos

2002-05-16 - SMS representará dois terços das mensagens enviadas em 2007

2001-11-17 - Troca de mensagens electrónicas continua a crescer