Confirmando as especulações que vinham correndo na indústria há algumas semanas, a Apple anunciou ontem um reforço da linha iPod com o lançamento de novos modelos, onde a maior novidade será o iPod Touch, um modelo com ecrã táctil, igual ao do iPhone, e a possibilidade de descarregar músicas a partir da nova iTunes Wi-Fi Store.



Mas a grande novidade do evento organizado pela empresa americana acabou por ser o anúncio de uma redução de 200 dólares no preço do iPhone, 10 semanas depois do lançamento do produto que colocou milhares de americanos a dormir à porta das lojas, para garantir o acesso tão cedo quanto possível ao aguardado smartphone.



Com o desconto, o iPhone passa agora a custar 399 dólares, contra os 599 dólares pelos quais começou a ser vendido. A significativa redução de preço a tão poucas semanas do lançamento do produto gerou de imediato polémica, que a empresa tenta minimizar oferecendo-se para compensar os utilizadores que tenham adquirido o iPhone nos últimos 14 dias com um vale para compras nas lojas Apple no valor de 100 dólares.



Outra novidade relativa ao iPhone é o descontinuar da venda do modelo de 4 Gigas que estava a ser comercializado por 499 dólares, passando a ser comercializado apenas o modelo topo de gama, com 8 GBytes.



O iPhone foi lançado a 29 de Junho e no final de Setembro a empresa deverá já atingir o milhão de vendas, adiantou na mesma conferência de imprensa Steve Jobs, presidente da empresa.



Voltando aos leitores de música digitais, além do novo iPod que permite descarregar músicas através de uma ligação sem fios à loja iTunes, a Apple também renovou o iPod Nano, que passa a generalizar o vídeo e a contar com um ecrã mais generoso e rebaptizou o iPod vídeo que passa a chamar-se iPod Classic e a oferecer uma memória de 160 gigas.




No mesmo dia a Microsoft anunciou uma redução de 50 dólares no preço do seu dispositivo de música digital, o Zune, que passa a custar 199 dólares. O objectivo é acelerar as vendas do equipamento.




Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com uma precisão sobre a forma de compensação dos utilizadores que tinham comprado o iPhone nos últimos 14 dias.




Notícias Relacionadas:

2007-06-29 - Apple abre as portas para o iPhone Day