Como tem acontecido com todas as notícias à volta da Apple e do iPhone, a marcação de uma conferência de imprensa em Londres para a próxima terça feira - com uma agenda "secreta" - está a motivar uma enorme especulação sobre a possibilidade de que sejam revelados na altura os acordos de comericialização exclusiva do telefone na Europa.

Os convites enviados aos jornalistas contêm a frase "mum is no longer the word", que traduzido de forma literal significa "silêncio já não é a palavra" mas que refere uma expressão da língua inglesa sobre o secretismo "mum is the word", uma forma de pedir para manter o silêncio sobre qualquer assunto.

Os jornalistas não mantiveram o silêncio sobre a convocatória, o que promove ainda mais a informação sobre o assunto, que já gera largas centenas de notícias em diversos meios de comunicação.

Os analistas citados por algumas agências adiantam que a exclusividade da comercialização do iPhone na Europa pode ser atribuida à britância O2, à alemã T-Mobile e à francesa Orange. A TMN tinha adiantado esta semana que estava também interessada na exclusividade para Portugal, mas que as negociações estavam ainda em curso.

Nem a Apple nem as operadoras confirmaram ainda nenhuma destas informações.

Recorde-se que nos Estados Unidos a Apple garantiu à AT&T a exclusividade da comercialização do smartphone, que se encontra barrado para outras redes, mas que já foi crackado por vários hackers que vendem até programas para desbloquear o iPhone. A empresa já ultrapassou entretanto o milhão de iPhones vendidos e tem como expectativa chegar aos 10 milhões até final de 2008.

Notícias Relacionadas:

2007-09-11 - Apple chega ao milhão de iPhones vendidos
2007-06-28 - Vodafone e Apple em conversações para a comercialização do iPhone na Europa