No evento "Mum is no longer the word", que se realizou esta manhã em Londres, Steve Jobs, presidente da Apple, revelou a primeira parceria exclusiva da empresa para a comercialização do iPhone na Europa. A inglesa O2 tem o exclusivo para o Reino Unido mas ainda não se conhecem os acordos para outros países.

Os termos e contrapartidas deste acordo com a O2 são ainda desconhecidos, embora tenham já sido avançadas notícias de que a operadora britânica vai entregar à Apple 40 por cento das receitas obtidas com a venda do smartphone.

O terminal não suporta tecnologia 3G, mas apenas EDGE, o que poderá ser uma desvantagem no mercado europeu, mais avançado do que o norte-americano na terceira geração de comunicações móveis. De resto o terminal distribuído pela O2 será igual ao modelo americano, mantendo as características de Visual Voicemail e recurso ao Google Maps, entre outras.

O processo de activação seguirá também o modelo americano, pressupondo a existência de uma conta iTunes. Foi criada também uma iTunes Wifi Music Store para o Reino Unido, que entrerá em funcionamento ainda este mês.

A comercialização do iPhone tem início marcado para 9 de Novembro, e o preço foi fixado em 269 libras, o que corresponde a 387 euros, um valor acima do actualmente praticado nos Estados Unidos, onde se situa nos 399 dólares (cerca de 290 euros). O contrato pressupõe a permanência de 18 meses na rede e um plano de comunicação de dados ilimitado, com diferentes ofertas para chamadas de voz que variam entre as 35 libras (50 euros) e 55 libras (79 euros) por mês.

Para a operalização da operação de venda a O2 estabeleceu uma parceria com a Carphone Wharehouse garantindo maior abrangência de pontos de venda no Reino Unido. Serão também disponibilizados mais de 7.000 hotspots Wi-Fi de utilização gratuita, responsabilidade do operador inglês de WLAN'S e hotspots Wi-fi The Cloud.

Com este acordo parece estar finalmente posta de parte a possibilidade de um acordo com a Vodafone com vista a uma distribuição europeia, uma hipótese que já tinha sido avançada há alguns meses, embora mais tarde surgissem notícias de que esta parceria teria sido inviabilizada.

Até agora não são conhecidos acordos da Apple com outros operadores europeus.

Notícias Relacionadas:

2007-09-14 - Apple deve revelar dia 18 acordos para comercializar iPhone na Europa
2007-09-11 - Apple chega ao milhão de iPhones vendidos