São mais alguns dados que ajudam a confirmar o percurso descendente da Nokia: a Apple é a nova líder do mercado mundial de smartphones, de acordo com os números da IDC para o segundo trimestre.



A empresa da maçã assegurou 19,1% do mercado com a venda de 20,3 milhões de iPhones, superando os 18,7 milhões do trimestre anterior.



A fabricante finlandesa acabou por ser remetida para a terceira posição, já que a Samsung ocupa agora o segundo lugar graças ao sucesso dos seus telefones Galaxy, vinda de um quarto lugar no trimestre anterior.



A empresa sul-coreana terá vendido 17,3 milhões de smartphones entre Abril e Junho, face aos 10,8 milhões no primeiro trimestre.



A Nokia, por sua vez, comercializou 16,7 milhões de terminais, comparativamente aos 24,2 milhões vendidos de Janeiro a Março.



Patente nos últimos resultados financeiros, o percurso descendente da Nokia volta assim a ser confirmado, depois de outras análises já terem apontado o mesmo, por comparação com o bom momento da Apple (e da Samsung).



Em números recentes para Portugal, a Samsung atribuiu a si própria a liderança do mercado na venda de telefones móveis, tanto em "termos gerais", como no segmento de smartphones.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico