O sistema em que a Apple está a trabalhar tira partido da conectividade GPS para perceber se o veiculo está em movimento e de um conjunto de outras tecnologias como sensores, o acelerómetro ou mesmo a câmara para perceber se quem mexe no equipamento no período em que o veículo se desloca é o condutor.
Perante essa situação, bloqueia algumas funções no equipamento, onde se incluem o envio e leitura de mensagens, uma operação que os estudos continuam a revelar ser frequente ao volante e ter um impacto significativo na taxa de acidentes registados todos os anos.
Números de estudo britânico citado pelo The Guardian sublinham que o envio de mensagens ao volante reduz em 35% o tempo de reação dos condutores e multiplica a possibilidade de acidente por 23.
Nem por isso o número de condutores que enviam SMS ao volante se tem reduzido. Os mesmos dados, da entidade responsável pela prevenção rodoviária, mostram que três em cada 10 condutores admitem que enviam mensagens enquanto estão a conduzir, um número que aumenta para quatro em cada 10 quando os condutores têm idades entre os 18 e os 24 anos.
A patente em questão foi submetida pela Apple em 2008, mas só agora foi publicada. Admite-se que a empresa possa estar a trabalhar na tecnologia para integrar com o serviço CarPlay, lançado no ano passado.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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