A Apple assinou novos contratos para a distribuição do iPhone em quatro novos mercados na região Ásia-Pacífico, nomeadamente Singapura, Filipinas, Austrália e Índia.



De acordo com a imprensa internacional, o telemóvel vai estar disponível até ao final deste ano na Índia, através da Bharti Airtel, e na Austrália pela mão da Optus.



Com estas parcerias a Apple coloca um ponto final na sua estratégia inicial de distribuição exclusiva do iPhone. Ainda na semana passada a Vodafone anunciava uma parceria com a empresa para a distribuição do telemóvel em dez países, entre os quais Portugal. No mesmo dia TMN e Optimus garantiram que também mantêm negociações com a empresa de Steve Jobs.



O que acontece é que, com esse acordo, o iPhone passa a estar disponível na Alemanha e no Reino Unido através de dois operadores, já que a O2 e a T-Mobile vendem actualmente o equipamento nesses mercados. Ou seja, acaba a distribuição exclusiva.



O mesmo deverá acontecer também na Índia e na Austrália. Em causa está o acordo com a SingTel que revelou hoje que seu contrato visa a distribuição do iPhone naqueles dois países, para além de Singapura.



Daqui a um mês e meio, o iPhone completa um ano no mercado norte-americano. Para assinalar a data, especula-se que a Apple introduza um novo modelo do equipamento, desta vez em versão 3G.



A Fortune fez recentemente um mapa que permite ter uma noção mais real da distribuição do telefone da Apple pelo mundo. Veja abaixo onde já chega o equipamento da empresa americana, ou onde chegará a breve prazo dado já existirem acordos comerciais confirmados.

Distribuição do iPhone pelo mundo

http://imgs.sapo.pt/gfx/450277.gif

Notícias Relacionadas:

2008-05-06 - Vodafone confirma iPhone em Portugal

2008-04-30 - Modelo 3G do iPhone poderá custar 200 dólares