A associação dos operadores de telecomunicações (APRITEL), revelou que o preço das comunicações em Portugal continua a registar uma tendência de descida, quando comparado com os indicadores da Europa. A Associação destaca os dados de março do Eurostat, apontando que nos últimos 12 meses, em média, o índice dos preços foi reduzido em 1,2%, enquanto que na União Europeia, a média desceu 0,3%.

Afirma ainda que Portugal lidera a descida dos preços nos pacotes de comunicações mais subscrito, utilizados por 88% das famílias portuguesas (segundo a Anacom) e que os dados “demonstram mais uma vez a forte dinâmica competitiva” no sector no país. Neste caso, Portugal foi o segundo país onde os preços mais baixaram nos últimos 12 meses, ou seja, 2,6%, apenas atrás da Grécia, que registou 2,8% e à frente da Áustria, com uma descida de 2,5. Em fevereiro Portugal assumia o primeiro lugar na descida com 2,8%.

tek apritel abril 2021

A APRITEL destaca ainda que os dados comparativos de evolução de preços suportados no IHPC (Índice harmonizado de preços no consumidor) do EUROSTAT não podem ser utilizados para comparar níveis de preços entre países, mas apenas a evolução dos mesmos. Este é, aliás, o ponto de discórdia com a Anacom, que continua a considerar Portugal como um dos países com o preço dos dados móveis mais elevados da Europa.

Segundo a reguladora, entre o final de 2009 e dezembro de 2020, os preços de telecomunicações aumentaram 6,5%, em contramão da média da União Europeia, que registou uma diminuição de 10,8%. A diferença estreitou-se com a entrada das novas regras europeias a 15 de maio de 2019 na regulação dos preços das comunicações entre os países membros. Comparativamente a Portugal, Espanha desceu 9,4%, Itália 16,9% e França registou uma baixa de 24,3%. Sendo que o país que mais baixou os preços foi a Dinamarca com 32%.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.