
A Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas (APRITEL), reforçou a contínua descida dos preços de comunicações praticados em Portugal, referente ao mês de abril, quando comparado com o resto da Europa. A informação baseia-se nos dados mais recentes da EUROSTAT, o barómetro que a associação se tem baseado para demonstrar “forte dinâmica competitiva do mercado Português de comunicações eletrónicas”, diz a associação.
Assim, relativamente aos dados de abril, nos últimos 12 meses, em média, o índice dos preços reduziu 0,9%, enquanto que na União Europeia desceu 0,2%. Portugal mantém o segundo lugar, atrás da Grécia no que diz respeito à baixa de preços do pacote de comunicações utilizado por 88% das famílias portuguesas. Portugal baixou 2,5%, enquanto a Grécia reduziu 3,2%. A Áustria volta a fechar o pódio com uma redução de 2,3%. Do lado oposto, a Polónia regista o maior aumento de 8,7%, seguindo-se a Hungria (3,1%) e os Países Baixos (1,9).

A APRITEL destaca ainda que os dados comparativos de evolução de preços suportados no IHPC (Índice harmonizado de preços no consumidor) do EUROSTAT não podem ser utilizados para comparar níveis de preços entre países, mas apenas a evolução dos mesmos. Este é, aliás, o ponto de discórdia com a Anacom, que continua a considerar Portugal como um dos países com o preço dos dados móveis mais elevados da Europa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dune: Awakening é o jogo de sobrevivência com ADN português -
App do dia
Peekaboo ajuda a dar mais personalidade às fotografias aborrecidas -
Site do dia
Exercite a mente com os desafios do Unpuzzlex a partir do browser -
How to TEK
Como ligar o mostrador de velocidade do automóvel na app do Google Maps em Android Auto
Comentários