Em Março desta ano a Optimus, Vodafone e TMN aumentaram os preços das tarifas de telemóveis, uma decisão quase simultânea que a Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar. Os resultados devem ser divulgados em breve, garantiu ontem Manuel Sebastião, presidente desta entidade.

Os valores foram actualizados no início do mês de Março, sendo a TMN a primeira a avançar, aplicando os novos preços no dia 2, enquanto a Vodafone e a Optimus só mexeram nos preços alguns dias depois.

Na altura as operadoras confirmaram que os tarifários já não eram actualizados há quase um ano, desde Julho de 2008, quando os preços foram reduzidos devido à descida do IVA de 21 para 20 por cento. A última subida dos preços datava de 2004.

Apesar desta informação, em Julho um estudo do Citigroup indicava que o valor médio das chamadas de telemóveis tinha subido 5% nos últimos três meses. A análise indicava que a tarifa média das assinaturas (tarifários pós-pagos) tinha subido 1,9 euros para um valor de 40,3 euros por mês, um número que coloca Portugal no quarto lugar da tabela dos mais caros, entre os 14 principais mercados europeus.

No segmento dos tarifários pré-pagos Portugal continuava também colocado entre os mais caros da Europa, em terceiro lugar. O preço médio das três operadoras situava-se nos 28,4 euros.