O acesso à Internet em banda larga deverá criar um milhão de postos de trabalho nos próximos 10 anos na Europa. A previsão foi feita pelo ministro da Economia alemão, Rainer Bruederle, durante um congresso sobre novas tecnologias.

O responsável, que se baseava num estudo da OCDE, anunciou que o Governo alemão pretende investir 40 mil milhões de euros na tecnologia, nos próximos anos, no âmbito de um plano estratégico para as tecnologias de informação, em desenvolvimento.

O sector informático "pode ser um impulsionador para o desenvolvimento económico e compensar a ameaça de perda de empregos noutros ramos", referiu Rainer Bruederle, citado pela Lusa.

De acordo com um estudo encomendado pela Confederação das Indústrias Alemãs (BDI), as novas tecnologias poderão gerar 400 mil novos postos de trabalho na maior economia europeia até 2014.

Já segundo dados da Bitkom, nos últimos cinco anos foram criados 100 mil novos empregos na Alemanha, nos sectores de produção de software e consultoria, e nos próximos cinco anos o cenário deve ser idêntico.