A Independent Television Commission (ITC), entidade resposável pelo sector televisivo no Reino Unido, concedeu as licenças para a televisão digital terrestre a um consórcio formado pela BBC, BskyB e Crown Castle (CCUK).



Esta última empresa esteve encarregada de 1999 a Março de 2002 de assegurar a transmissão da ITVD, companhia que anteriormente detinha as licenças agora atribuídas, através da rede DTT detida pela CCUK para aproximadamente 1,2 milhões de subscritores no Reino Unido.



No dia 27 de Março de 2002, a ITVD - que era controlada pela Carlton e pela Granada TV - declarou falência. Depois de vários esforços mal sucedidos levados a cabo pelo administrador no sentido de vender o negócio da ITVD em estado de plena actividade, a ITVD revelou que pretendia liquidar os seus bens e devolveu as suas licenças de televisão digital terrestre à ITC


Os termos e detalhes financeiros do acordo de novos serviços de transmissão, bem como outros detalhes relativos ao relançamento das licenças de TV digtal terrestre, implementação da rede e transmissão, estão actualmente a ser finalizados.



Num esforço para melhorar a cobertura geográfica e a qualidade, a ITC planeia reduzir a largura de banda efectiva em canda um dos seis multiplexes de 24 para 18 Mbps mediante a emissão de um sinal menos comprimido que irá evitar a quebra de imagens provocada pelos aparelhos domésticos.



O inconveniente da melhoria da qualidade está no facto de em vez de seis ou sete canais, apenas quatro ou cinco irão caber em cada um dos seis multiplexes. Ao todo, serão emitidos 34 canais, incluindo televisão, texto digital e rádio digital.



E apesar do fracasso da experiência anterior, o governo britânico mantém a sua promessa de encerrar as emissões analógias de televisão em 2010 para libertar as frequências de modo a que possam ser vendidas ao maior licitador.


Notícias Relacionadas:

2002-04-30 - ITV Digital britânica em processo de falência
2002-03-12 - Televisão Digital terá mais utilizadores europeus em 2006 do que a Internet
2001-12-20 - Metade dos lares britânicos terão acesso à TV Digital no fim de 2002

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.