As Estradas de Portugal e a Portugal Telecom estão a disputar a propriedade das condutas da rede fixa que foram construídas sob as rodovias, noticia hoje o Diário Económico. A divergência tem levado ao impedimento do acesso das equipas da PT a estas condutas e poderá acabar em tribunal.

Segundo o mesmo jornal, em causa estão infra-estruturas avaliadas em largas dezenas de milhões de euros que foram construídas pelo Estado, quando este era proprietário das duas empresas.

Diferentes interpretações do contrato de compra da rede pela PT ao Estado motivam agora as divergências, entendendo a Estradas de Portugal que este contrato dizia respeito à rede de cobre propriamente dita, e outros equipamentos, como os comutadores, mas não as condutas, que serão sua propriedade. Em declarações ao DE a Estradas de Portugal rejeita porém a ideia de que exista um conflito com a PT.

O Diário Económico adianta que este tema tem sido discutido ao mais alto nível entre as duas empresas e o diferendo já terá tido efeito no terreno, com equipas a serem da operadora de telecomunicações impedidas de aceder às condutas.

O desfecho deste braço de ferro poderá abrir um precedente, dando às entidades que nunca rentabilizaram as infra-estruturas - como as autarquias e promotores imobiliários -, a hipótese de as alugarem à PT, como já fazem a Brisa e a Refer.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.