A British Telecommunications anunciou que pretende substituir gradualmente o seu actual sistema de circuitos comutados (PSTN), para um sistema de voz sobre IP, passando a fornecer serviços de telefonia através da Internet.




Segundo a operadora, a alteração do sistema de rede permitirá introduzir novos serviços e gerar poupanças de custos importantes. O investimento estimado ronda os 18,2 mil milhões de dólares e deverá chegar aos seus 28 milhões de clientes em 2008, sendo que a migração de clientes para a nova tecnologia começa em 2006. Nessa altura as poupanças acumuladas deverão já atingir os 1,8 mil milhões de dólares.




"Esta opção demonstra a visão de futuro da BT de uma mundo de convergência ao nível dos serviços multimédia", explicou Paul Reynolds CEO do grupo, em declarações citadas num comunicado de imprensa.




A introdução do VoIP impõe alterações ao nível da electrónica e dos sistemas de comutação, sem obrigar à construção de novas infra-estruturas, explicou o mesmo responsável.




No mesmo documento, a BT exemplificou alguns dos serviços possíveis com a nova tecnologia, salientando a possibilidade de ter uma única factura para comunicações fixas e móveis e novas funcionalidades como video streaming, conference calls e sistema de activação de chamadas através da voz.





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