Durante o mês de março o tempo passado pelos portugueses nos canais por cabo voltou a superar o tempo gasto em canais que emitem em sinal aberto. Enquanto a televisão por subscrição voltou a ganhar quota de mercado no mês passado, já os três “generalistas” perderam todos audiências.
Os chamados canais temáticos registaram uma quota de 28,9% durante o mês de março, mais 0,9 pontos percentuais relativamente aos resultados conseguidos em fevereiro.
Dos canais que emitem em sinal aberto a TVI é a que apresenta melhores números, com uma quota de 23,3%, ainda que tenha perdido 0,6 pontos percentuais. Seguem-se a SIC com 20%, a RTP1 com 15,6% e a RTP2 com 2%.
Os resultados apurados pela empresa de análise GfK, e citados pelo Jornal de Negócios, revelam ainda que os dois canais da RTP ficaram a quase quatro pontos percentuais das quotas estabelecidas como metas pelos responsáveis da TV pública.
Pelos valores apresentados é possível perceber que os hábitos de consumo de televisão em Portugal estão a mudar, havendo cada vez mais pessoas a assistir aos canais temáticos e não tanto aos canais generalistas.
Os números aparecem também numa altura em que volta a estar em cima da mesa a discussão sobre a falta de canais da TDT em Portugal. O Governo quer ter mais emissoras em sinal aberto, mas continua à espera do parecer conjunto da RTP, SIC e TVI, e dos pareceres da Anacom e da ERC.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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